Notícias

Foto: Monte FM

17 milhões de brasileiros não tomaram a 2ª dose; 46 milhões estão sem reforço

06/06/2022 às 09:35 | Autor: Redação

Ao menos 17 milhões de brasileiros que tomaram a primeira dose da vacina contra a covid não voltaram ao posto de saúde para receber a segunda dose. E dos mais de 165 milhões de habitantes que completaram o ciclo inicial de imunização, tomando as duas doses ou a vacina de dose única, cerca de 46 milhões ainda não tomaram a dose de reforço.

É o que revelam números do Ministério da Saúde. Em nota, a pasta reforça a importância da população completar o esquema vacinal “para garantir a máxima proteção contra o vírus e conter o avanço de novas variantes”.

E pede que os municípios, que são os responsáveis por aplicar as doses na população, realizem busca pelos que precisam completar o ciclo inicial ou tomar a dose de reforço.

A imunização, vale lembrar, é o jeito comprovadamente eficaz e seguro de se proteger contra a covid-19. E os números da pandemia deixam isso claro.

Em maio, por exemplo, o país registrou um aumento no número de casos confirmados da doença, em razão, segundo especialistas, das medidas de flexibilização das restrições, como o uso de máscaras por exemplo. As mortes, no entanto, não avançaram no mesmo ritmo.

Ao contrário, o Brasil registrou, no último mês de maio, o menor número de mortes por Covid desde o início da pandemia. Foram pouco menos de 3.200 óbitos pela doença no quinto mês desse ano, contra mais de 80 mil registrados em abril de 2021, o pico da pandemia.

Compartilhe com seus amigos