Notícias

Foto/ Wilson Dias

5 milhões de estudantes vão fazer o Enem nesse fim de semana. Confira as informações

01/11/2019 às 08:00 | Autor: Redação

Está chegando a hora. Neste fim de semana tem Enem. No domingo, os 5 milhões de estudantes inscritos para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio farão testes de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Redação.

O estudante deve consultar o cartão de confirmação do Enem, no site oficial ou no aplicativo, para ver onde vai realizar o exame e não chegar depois do horário limite para fechamento dos portões, que é a uma da tarde. Não pode esquecer de levar para a prova documento de identificação com foto. Os estudantes que obtiverem para acessar o ensino superior dentro e fora do país.

As oportunidades são muitas e uma das principais condições para participar dos processos seletivos é não zerar a redação. Todas as universidades federais do país usam o Enem de alguma forma, seja como processo seletivo único, seja como uma das formas de admissão. Para ingressar em instituições públicas federais, estaduais e municipais, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que ocorre duas vezes por ano, é uma das principais formas de acesso.

Na primeira edição deste ano foram ofertadas mais de 235 mil vagas distribuídas em 129 universidades públicas de todo o país. Na segunda edição, foram mais de 59 mil vagas em 76 instituições públicas de ensino. Algumas instituições usam a nota do Enem em processos próprios. Também com base nas notas do Enem é possível concorrer a financiamentos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Neste ano, foram ofertadas 100 mil vagas na modalidade juro zero. Fora do país, o Enem também pode ser usado para admissão em universidades.

Em Portugal, o exame é aceito como forma de ingresso em 42 instituições de ensino. O Enem, que era usado para avaliar os estudantes do ensino médio, começou em 2009 a servi para o ingresso no ensino superior, ganhando uma roupagem de vestibular. A mudança trouxe vantagens, de acordo com especialistas. Não é mais necessário pagar várias taxas de vestibular e viajar o país para ter acesso a instituições de ensino superior. Esta é a última edição do Enem inteiramente de papel.

A partir do ano que vem, a prova começa a ser aplicada, ainda em versão teste, digitalmente. Até 2026, as provas deverão ser todas feitas pelo computador. Com isso, a intenção é que o exame seja aplicado mais de uma vez por ano.

Compartilhe com seus amigos