Notícias

Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Arrecadação federal soma R$ 137 bi em junho, maior valor para o mês desde 2011

22/07/2021 às 08:10 | Autor: Redação

A Receita Federal divulgou, nesta semana, os números referentes à arrecadação do mês de junho. . 

No sexto mês do ano, a arrecadação de impostos, contribuições e demais receitas federais somou 137 bilhões, 169 milhões de reais. É o segunda maior cifra da série histórica para o mês.  

Em valores atualizados pela inflação, só perde para os quase 144 bilhões arrecadados em junho de 2011.  

E, descontando a inflação, os mais de 137 bilhões arrecadados no mês passado representam alta de quase 47% em relação aos valores arrecadados em junho de 2020.  

Ainda de acordo com os números divulgados pela Receita, no primeiro semestre a arrecadação federal somou 881 bilhões,996 milhões de reais – uma alta real de 24 e meio por cento em relação aos primeiros seis meses do ano passado.  

Vale lembrar que a economia do nosso país estava bastante impactada no primeiro semestre do ano passado, em razão d pandemia.  

As medidas de restrição da atividade econômica adotadas para tentar conter a disseminação do vírus  levou à queda da arrecadação e o governo também acabou adiando o pagamento de tributos como PIS, Pasep e Cofins e a arrecadação previdenciária.  

Neste ano, menos empresas optaram  adiar o pagamento de tributos e, na avaliação da Receita, a economia brasileira tem sido pouca afetada pela segunda onda de Covid-19 – e, como consequência, o país tem registrado boa arrecadação nos últimos meses.  

Compartilhe com seus amigos