Notícias

Foto: Flickr / NIAID

Brasil vai receber antiviral não registrado para combater varíolas dos macacos

02/08/2022 às 09:34 | Autor: Redação

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga anunciou que o Brasil receberá o antiviral Tecovirimat para tratar a monkeypox – a varíola de macacos.

O medicamento virá por intermédio da Organização Panamericana da Saúde (Opas) e será um reforço no enfrentamento do surto da doença. Queiroga disse que os primeiros a receber o remédio são os pacientes com quadros mais graves.

O antiviral ainda não tem eficácia comprovada cientificamente, mas tem sido utilizado nos Estados Unidos como opção de uso compassivo, que é a autorização da agência reguladora de saúde para utilização de medicamento novo ainda sem registro definitivo. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil registrava, até o último domingo, MIL 342 casos da monkeypox.

Os sintomas da infecção viral são semelhantes ao da varíola: febre, dores musculares e de cabeça, exaustão e inchaço dos linfonodos. Depois de três dias, podem surgir feridas na pele inicialmente no rosto, que se espalham pelo corpo, principalmente nas mãos e nos pés.

O contágio ocorre entre pessoas por contato direto – por meio de relação sexual, espirro ou tosse, ou por via indireta, ao tocar em locais com resquícios de secreções de pessoas infectadas.

Compartilhe com seus amigos