Notícias

Imagem:Pixabay

Cartão de crédito ainda é o vilão das dívidas de 77% das famílias brasileiras 

08/07/2022 às 09:58 | Autor: Redação

Pouco mais de 77% das famílias brasileiras estão endividadas. O índice é levemente menor do que em maio, mas 7% maior na comparação com junho do ano passado.

Os dados são da Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor da Confederação Nacional do Comércio (CNC). É a segunda queda mensal seguida, de acordo com a CNC, após alta em abril. As dívidas no cartão de crédito representam a maior fatia: quase 90% das famílias que têm contas em aberto são por essa linha de crédito.

O velho e bom carnê de mensalidades ainda figura entre os mais citados: quase 20% dos devedores, além dos financiamentos de veículos, citados por 11% dos entrevistados. José Roberto Tadros, presidente da CNC, considera que a queda no endividamento reflete a melhora no mercado de trabalho.

E associa os efeitos também a menores restrições impostas pela pandemia, medidas de suporte à renda, como saques extraordinários do FGTS, antecipações do DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO aos aposentados e beneficiários do INSS, além do maior valor do Auxílio Brasil.

A inadimplência, que atinge 28,5% das famílias, também teve leve retração, o que não acontecia desde setembro do ano passado. De acordo com especialistas, a melhora no mercado de trabalho nem sempre reflete no rendimento médio, também afetado pela inflação.

Outro fator é que o aumento da informalidade no emprego com variações nos ganhos também interfere no equilíbrio das contas pessoais.

Compartilhe com seus amigos