Notícias

(Foto: Divulgação/Cemig)

Cemig oferece curso gratuito online sobre uso seguro da energia

15/04/2021 às 10:34 | Autor: Redação

Com o objetivo de reforçar o tema segurança com a energia elétrica com seus clientes, a Cemig disponibiliza, por meio da universidade corporativa UniverCemig, um curso a distância sobre o uso seguro da energia, totalmente gratuito e disponível para toda a população acima de dez anos de idade. Ofertado desde o início da pandemia, cerca de 1.200 pessoas já se capacitaram nesse treinamento online, que emite diploma atestando a capacitação ao final do curso.

O curso a distância faz parte de um conjunto de ações que a Cemig está implementando para reduzir acidentes com a população. De acordo com dados da  Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), somente em 2020 aconteceram 1.502 acidentes de origens elétricas (choques elétricos, incêndios por sobrecarga e descargas atmosféricas) no Brasil, que resultaram em 764 mortes.

De acordo com o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Cemig, João José Magalhães Soares, o treinamento é uma boa oportunidade para as pessoas expandirem seus conhecimentos a respeito do tema, realizando o curso individualmente ou em família, com adultos e crianças podendo interagir e aprender juntos as melhores práticas de segurança com eletricidade.

“O ensino à distância (EaD) visa potencializar a disseminação de informações sobre segurança com a energia elétrica para a população e ampliar o conhecimento sobre o tema. Por isso, o treinamento tem o objetivo de promover a conscientização da população em relação aos cuidados necessários para conviver com as redes de energia, evitando acidentes e salvando vidas. Sempre atuamos no sentido de orientar nossos consumidores sobre os riscos da energia elétrica, e a redução sustentada nos índices gerais, ano após ano, reflete o resultado dessas ações”, destaca.

Com o agravamento da pandemia do Covid-19 e com as medidas de isolamento social, João José Magalhães Soares alerta para o fato de que, neste momento de pandemia, as consequências de um acidente com a rede elétrica podem ser ainda piores. “Neste momento, a orientação é, mais do que nunca, que as pessoas se protejam de forma a não sofrer acidentes e não correr o risco de ficar expostas à contaminação quando buscar atendimento em hospitais e unidades de emergência, que estão superlotados, além das consequências do próprio acidente. Por isso, a Cemig preparou o curso de segurança com eletricidade especialmente pensando no cuidado com a população, pois trata-se de uma ação técnica e com cunho social”, salienta.

O oferecimento do EaD faz parte do conjunto de ações definido no Acordo de Cooperação Técnica celebrado pela Cemig com órgãos e entidades de classe representativas junto aos clientes da Companhia.

O curso
O curso é composto por textos, vídeos e atividades sobre o tema, e está organizado em cinco tópicos, totalizando 40 horas de duração, sendo dividido da seguinte forma:

Módulo 1-  Os caminhos da energia: da geração até nossas casas – 2 horas
Módulo 2-  Sistema elétrico de potência (SEP) – 4 horas.
Módulo 3-  Regras básicas para conviver bem com o SEP – 6 horas.
Módulo 4-  Uso seguro da energia: dicas de prevenção – 20 horas.
Módulo 5-  Uso seguro da energia: dicas extras – dentro de casa – 8 horas.

As inscrições para o curso “Uso Seguro da Energia” podem ser feitas no site da UniverCemig, na aba “curso EaD gratuitos” (www.univercemig.cemig.com.br/ead).

Compartilhe com seus amigos