Notícias

Foto: DetranRS

CNH também vai mudar e será digital a partir de junho

21/03/2022 às 12:27 | Autor: Redaçao

Além do RG, que muda até março do ano que vem com a identificação única pelo número do CPF, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) também sofrerá modificações.

Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) alterou o formato do documento, que a partir de 1º de junho deste ano passa a ser digital, disponível pelo aplicativo Carteira Nacional de Trânsito. O modelo impresso, por enquanto, continua válido. A transição para o novo padrão será obrigatória, no prazo definido apenas para aqueles que renovarem a CNH ou tirarem a primeira habilitação.

A ideia é alinhar o modelo do documento brasileiro com o padrão internacional, com dispositivos de segurança contra falsificações. A nova CNH terá impressão com tinta especial, fluorescente, que brilha no escuro e itens visíveis apenas com luz ultravioleta e holograma na parte inferior. A combinação de cores será de verde e amarelo e a assinatura logo abaixo da foto.

Numa linha inferior, haverá silhuetas de veículos, onde serão marcadas as categorias para as quais o motorista está habilitado. E logo abaixo, uma área para informações sobre restrições médicas ou exercício de atividade remunerada.

O documento terá código P para habilitação provisória, de iniciantes; e D para a definitiva.

O que não muda: o QRCode e a validade do documento de 10 anos para motoristas abaixo de 50 anos; cinco para até 69 anos; e três para condutores de mais de 70 anos.

Compartilhe com seus amigos