Notícias


Com batata e leite até 25% mais caros, custo de vida do brasileiro volta a subir.

18/06/2024

Custo de vida do brasileiro volta a subir. Na segunda medição de junho, o Índice de Preços ao Consumidor Semanal, o IPC-S, da Fundação Getúlio Vargas, avançou 0,57%. Os alimentos, que pesam bastante no orçamento das famílias, mais uma vez foram os vilões. Eles subiram em média 1,14%, puxados, principalmente, pela batata, que ficou 25% mais cara.

Foi o item que mais puxou o custo de vida do brasileiro pra cima. As chuvas em importantes regiões produtoras travaram a colheita e fizeram a oferta de batata cair, nos supermercados. Destaque negativo, ainda, para o leite, com alta de oito por cento. Nesse caso, também pesam problemas climáticos, além do corte de investimentos na pecuária leiteira, por exemplo.

Nesta época, é comum a falta de chuva secar os pastos, o que prejudica a alimentação do rebanho e a produção das vacas. A lista com os itens que mais puxaram o custo de vida do brasileiro pra cima ainda tem: aluguel, gasolina e conta de água.

Quando se analisa os grupos de despesas, vestuário foi o único que registrou preços menores. Em todos os outros, os produtos e serviços ficaram mais caros. Casos de: transportes, habitação, educação, comunicação, saúde e despesas diversas.