Notícias
Dose de reforço de vacina contra meningite, destinada a bebês de 12 meses, tem proteção maior a partir de hoje.
Dose de reforço de vacina contra meningite muda a partir dessa terça-feira, primeiro de julho. A dose, destinada a bebês de 12 meses, agora será a vacina ACWY e não mais o imunizante contra a meningite C. Na prática, significa que, a partir de agora, a dose de reforço da meningite protege contra o tipo C e também contra os sorotipos A, W e Y da bactéria que causa a doença, uma proteção muito maior contra a meningite bacteriana e a meningococcemia – aquela infecção grave que se espalha pelo sangue.
E os números mostram a importância dessa medida: só este ano, o Brasil já registrou mais de 300 casos de meningite, com 61 mortes. De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunizações, o sorotipo tipo W da bactéria é o que mais preocupa atualmente.
Lembrando que o SUS já estava oferecendo o imunizante ACWY nas unidades básicas de saúde, mas apenas para crianças de 11 a 14 anos. A partir de agora, no entanto, também será aplicada como reforço aos bebês de 12 meses. Vale frisar que as duas primeiras doses da vacina contra meningite, que devem ser dadas aos três e aos seis meses de idade, não mudam: a dose aplicada continua sendo a meningocócica C.
Apenas a dose de reforço foi modificada. Importante ressaltar também que as crianças que já receberam as três doses da vacina C não precisam tomar a nova dose agora. Aqueles que não foram vacinados com o reforço aos 12 meses, no entanto, podem, antes dos 5 anos, completar o esquema vacinal com a nova vacina.