Notícias
Funcionários públicos podem ganhar uma renda extra sendo certificadores do Enem e da Prova Nacional Docente.
Servidores públicos têm até o dia 30 para se inscrever para integrar a Rede Nacional de Certificadores. Funcionários dos governos federal, estaduais e municipais, efetivos e em exercício, poderão ganhar uma renda extra para atuar no Exame Nacional do Ensino Médio de 2025 e na Prova Nacional Docente.
A formação mínima exigida é ensino médio. Mas não pode participar quem possui cônjuge ou qualquer parente de até terceiro grau inscrito no Enem ou na Prova Nacional Docente, que é considerada o Enem dos Professores. O certificador voluntário é responsável por garantir a segurança, a lisura e a conformidade dos processos de aplicação do exame.
É como se fosse um fiscal externo que representa o Inep em cada local de prova. Ele tem como atribuições, por exemplo, o recebimento e abertura dos malotes do exame, a identificação dos participantes, controle dos horários de início e fim da prova. A remuneração diária é de 510 reais, mas pode chegar a 864 se o deslocamento for superior a 150 quilômetros de distância. A inscrição pode ser feita no certificadores.inep.gov.br.