Notícias

Cristiano Machado / Imprensa MG

Governador participa de abertura da Feira do Agronegócio Mineiro e entrega de certificados do programa Certifica Minas Café

23/03/2022 às 09:44 | Autor: Redaçao

O governador Romeu Zema cumpriu agenda de trabalho na cidade de Uberlândia, nesta terça-feira (22).

No município, o chefe do executivo participou da abertura da Feira do Agronegócio Mineiro (Femec), onde entregou certificados do programa Certifica Minas Café a produtores da região de Uberlândia.

Em sua 9ª edição, a Femec é considerada um dos principais eventos do estado para comercialização de máquinas, equipamentos, implementos e insumos agrícolas.

A expectativa é a de que a feira gere R$ 750 milhões em negócios e conte com o público de 60 mil visitantes no Parque de Exposições Camaru nos dias de exposição, até 25/3.

O governador participou da cerimônia de abertura e destacou os esforços do Governo de Minas para fomentar a economia.

O estado conta com 651 propriedades cafeeiras certificadas, sendo que 209 são agricultores familiares. Ressalta-se também que Minas Gerais é o maior produtor nacional de café, alcançando, no ano passado, 22,1 milhões de sacas, representando pouco mais de 46% da produção nacional.

Entre as vantagens para o produtor aderir ao programa de certificação destacam-se a organização da gestão da propriedade e a melhora dos processos produtivos, resultando numa produção de maior qualidade, abrindo oportunidades de acesso a novos mercados e preços diferenciados.

Para a certificação, os cafeicultores são orientados na adequação das propriedades às boas práticas de produção em todas as fases da atividade, atendendo normas reconhecidas internacionalmente.

Ao final do processo, a propriedade passa por uma auditoria para o recebimento da certificação, caso os requisitos exigidos tenham sido cumpridos.

Compartilhe com seus amigos