Notícias

Hospital de Amor, atual nome do Hospital de Câncer de Barretos, chega ao Estado de Minas Gerais

01/11/2021 às 15:15 | Autor: Redação

O Hospital de Amor, atual nome do Hospital de Câncer de Barretos, chega ao Estado de Minas Gerais com o início da construção do Instituto de Prevenção do Hospital de Amor de Patrocínio – “Julia do Prado”. A obra terá sua pedra fundamental lançada no próximo dia 5 de novembro.

A instituição, que há quase 60 anos oferece prevenção e tratamento oncológico de forma 100% gratuita via Sistema Único de Saúde (SUS), atende pessoas de todo o Brasil e, só em 2020, recebeu mais de 14 mil pacientes de Minas Gerais, vindos de 344 municípios, gerando um custo médio anual de pouco mais de R﹩49 milhões.

O Hospital de Amor, maior complexo especializado em oncologia da América Latina, tem como uma de suas principais frentes de atuação a prevenção, se tornando referência no assunto com um trabalho ativo por meio de dezenas de unidades fixas e móveis espalhadas pelo país. Foi com o objetivo de trazer essa realidade para o Estado de Minas Gerais que se idealizou a instalação do Instituto de Prevenção do Hospital de Amor de Patrocínio – “Julia do Prado”, que oferecerá os serviços de prevenção de câncer de mama, para mulheres de 50 a 69 anos, e de colo de útero, para mulheres de 25 a 64 anos.

A unidade contará com mamógrafo digital, aparelho de ultrassonografia de mama, sala de pequenas e médias cirurgias, além de exames de Papanicolaou realizados em base líquida, considerado o método mais moderno e seguro por apresentar maiores índices de diagnóstico. Também será possível a realização de colposcopia com biópsia e, caso seja necessário, cirurgia na própria unidade, resolvendo cerca 98% dos casos de câncer de colo de útero e 75% dos casos de câncer de mama, sem a necessidade de encaminhamento para um hospital especializado.

Compartilhe com seus amigos