Notícias
Mais de 33 mil mulheres se alistam para o serviço militar e número surpreende o Ministério da Defesa.
Mais de 30 mil jovens brasileiras se alistaram voluntariamente para as Forças Armadas. Este foi o primeiro ano em que meninas de 18 anos – ou que completam a maioridade este ano – puderam se alistar para o serviço militar. Ao contrário do alistamento masculino, o alistamento feminino é voluntário e, de acordo com o Ministério da Defesa, a adesão surpreendeu. Ao todo, 33.721 jovens do sexo feminino se apresentaram para servir Exército, Marinha e Aeronáutica.
O total é 23 vezes maior do que as 1.465 vagas disponíveis. As oportunidades estão divididas por Brasília e outros 28 municípios, espalhados em 13 estados. São 1.010 vagas para o Exército, 300 na Aeronáutica e 155 para a Marinha. De acordo com o ministério, cerca de um quarto das inscritas, num total de 8.102 candidatas, são do Rio de Janeiro. São Paulo, Distrito Federal, Amazonas e Pará completam a lista das unidades da federação que mais receberam candidaturas femininas.
O período de alistamento terminou no último dia 30 de junho e aquelas que se apresentaram passarão por processo de seleção com algumas etapas. As que forem aprovadas começam o serviço militar em 2026. Só por curiosidade, em relação aos jovens do sexo masculino, foram registrados mais de um milhão de alistamentos. Para eles, não tem escolha: no ano que completa 18 anos, todo jovem brasileiro precisa se apresentar às Forças Armadas.