Notícias

Foto: Assessoria/Arquivo

Mais de 80% dos alunos brasileiros estudam em escolas públicas em todas as etapas do ensino

17/08/2022 às 09:54 | Autor: Redação

Cerca de 83% das matrículas desde a creche até o ensino médio são feitas em escolas públicas municipais, estaduais ou federais. Os dados são do Censo Escolar e demonstram que apenas 17% dos alunos do país estudam em instituições particulares.

Em números, os índices representam, num universo de quase 43 milhões de estudantes, que cerca de 35 milhões dependem das instituições públicas para a educação pedagógica. Pouco mais de SETE MILHÕES têm condição de frequentar escolas particulares.

Segundo o Ministério da Educação, a proporção de estudantes da rede pública se mantém superior a 80% desde 2005. Em 16 anos, a taxa mais alta de ingresso na rede pública de ensino foi de quase 88%, em 2007. Os números atualizados apontam que a menor proporção de alunos em instituições particulares é na etapa do ensino médio – são 12% dos estudantes.

No ensino fundamental 1 – do primeiro ao quinto ano – são 18%, e no fundamental 2 – do sexto ao nono ano – estão 15% dos alunos. Creches e pré-escolas concentram maior percentual de crianças em escolas particulares: quase 30% nos primeiros anos, nas creches; e mais de 18% na pré-escola.

Compartilhe com seus amigos