Notícias

Foto: Marcello Casal Jr

Mais de dois milhões caem na malha fina da Receita Federal em 2022

01/06/2022 às 14:02 | Autor: Redação

Das mais de 34 milhões de declarações de Imposto de Renda entregues até o meio da tarde de terça-feira, mais de 2 milhões de contribuintes caíram na malha fina, segundo a Receita Federal. São pendências que estão em análise pelos técnicos da Receita.

O órgão informou que ainda antes do fim do prazo para a prestação de contas ao Leão, já haviam sido retificados 2 milhões e 300 mil documentos com erros que os próprios contribuintes identificam ou informações incompletas ajustadas.

Os principais motivos foram: omissão de rendimentos, despesas médicas e imposto retido na fonte. Balanço preliminar da Receita apontou que mais de 60% das declarações enviadas terão imposto a restituir, enquanto cerca de 20% terão de enfrentar a mordida do Leão e pagar imposto.

A partir desta quarta-feira, os contribuintes terão acesso a uma nova opção de extrato sobre o processamento da declaração que vai facilitar a análise de pendências. O acesso é feito pelo portal e-CAC ou pelo app Meu Imposto de Renda para que seja feita a correção.

Compartilhe com seus amigos