Notícias
MEC proíbe faculdades EAD de Medicina, Direito e de mais três cursos nesse formato.
Ministério da Educação proíbe curso à distância em cinco graduações. O decreto publicado era esperado havia cerca de um ano, que trata da Nova Política de Educação à Distância. O objetivo é regular as modalidades de graduação oferecidas pelas instituições e ensino superior, depois de uma alta de cursos on-line. Faculdades de Medicina, Direito, Odontologia, Enfermagem e Psicologia terão que ser agora presenciais.
Para cursos EAD, o novo formato exige que pelo menos 20% da carga horária seja cumprida presencialmente na sede da instituição ou em algum polo externo, com professores e alunos presentes ou então por atividades como aulas on-line ao vivo, por exemplo.
A mudança será gradual. As instituições de ensino terão até dois anos para se adaptar. O estudante matriculado em curso que vai deixar de ser oferecido à distância poderá concluir a graduação no formato antigo. Os polos terão que oferecer suporte acadêmico adequado, com salas de coordenação, espaços de estudo, laboratórios e internet. Além disso, o uso do local não poderá ser compartilhado entre instituições.