Notícias
Não é maconha: pesquisadores encontram canabidiol em planta nativa do Brasil.
Pesquisadores brasileiros, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, podem ter feito uma descoberta que vai ajudar muito quem faz uso de medicamento a base de canabidiol. Eles encontraram a substância em frutas e flores de uma planta nativa do Brasil, chamada Trema micrantha blume.
Essa descoberta pode acabar com uma das principais barreiras para a produção de canabidiol, substância que tem o uso restrito aqui no país justamente por ser extraída da maconha, a Cannabis sativa, planta que também possui uma substância conhecida pela sigla THC, que é psicoativa.
A Trema micrantha blume acaba com o problema, por não ter o THC – além de ser uma planta de fácil crescimento e sem restrições legais. Ela pode ser encontrada em todas as regiões do Brasil, embora seja um pouco menos frequente no Norte. É popularmente conhecida pelos nomes pau pólvora, candiúva e periquiteiro. Os cientistas da UFRJ agora seguem com os estudos para tenta mapear as melhores maneiras de extrair o canabidiol da Trema micrantha Blume.
