Notícias
Novo golpe envolvendo IR usa e-mail real da Receita mas leva a vítima a ter os dados roubados.
Receita alerta para novo golpe envolvendo o Imposto de Renda. Criminosos têm enviado um e-mail sobre uma suposta pendência fiscal grave no CPF do destinatário. O remetente aparece como Receita e usa um endereço real do órgão ligado a uma unidade de São Paulo. Quando a vítima responde o e-mail falso ele cai diretamente no endereço legítimo. Mas essa correspondência eletrônica é utilizada para rastrear o contribuinte e todos os dados dele.
Os elementos visuais na mensagem são muito semelhantes aos da Receita Federal, como os logotipos, as cores e a linguagem técnica. Além disso, no conteúdo há palavras que acabam deixando a vítima preocupada, como imediatamente e sanções graves. E mais: informa que o contribuinte pode receber até 20% de multa sobre o imposto devido, ter os bens penhorados e as viagens restringidas.
Dessa forma, a vítima acaba clicando em links que podem roubar dados sensíveis. A Receita destaca que não envia e-mails com links, cobranças ou alertas de regularização fiscal. A orientação é para não clicar nos links e nem em anexos.