Notícias


ONG denuncia que fotos de crianças brasileiras são usadas sem autorização em projeto de IA.

11/06/2024

Fotos de crianças brasileiras são usadas sem consentimento em Inteligência Artificial. É o que denuncia a ong Human Rights Watch. Um relatório da organização revela que retratos de crianças e adolescentes do Brasil foram usados para treinamento no uso dessa tecnologia. De acordo com a ong, as imagens foram obtidas na internet e estão sendo integradas a um conjunto de dados chamado de LAION-5B.

A entidade descobriu que esse dispositivo possui links para fotos desses jovens que são facilmente identificáveis. Por exemplo: é possível obter informações sobre como e onde a criança ou o adolescente estavam quando a fotografia foi tirada. Inclusive há listas com nomes nas legendas ou endereços de onde a imagem está localizada. O sistema que reuniu essas fotos é gerenciado pela organização alemã Laion, que confirmou a descoberta da ong e informou que vai remover as imagens.

Por outro lado, negou que os modelos de inteligência artificial que estão sendo treinados reproduzem dados pessoais de forma literal. A Human Rights Watch encontrou 170 fotos de crianças de pelo menos dez estados brasileiros, como Alagoas, Bahia, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.