Notícias


Pesquisa transplanta células de pacientes com enfisema pulmonar e pode amenizar e ajudar e tratar a doença.

15/09/2023

Um novo estudo pode ser promissor no tratamento do enfisema pulmonar. É a primeira pesquisa em que especialistas utilizaram células pulmonares do próprio paciente para tentar amenizar as consequências da doença. A eficácia do transplante foi relatada por especialistas no Congresso Internacional da Sociedade Respiratória Europeia, realizada em Milão, na Itália. O DPOC, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, geralmente é causado pelo fumo. Os especialistas coletaram determinadas células progenitoras das vias aéreas em 17 pacientes com enfisema.

Essas células foram clonadas e depois transplantadas para os pulmões dos pacientes para reparar o tecido pulmonar prejudicado. Algumas semanas depois, a capacidade do corpo de transferir oxigênio nos pulmões para os glóbulos vermelhos nos vasos sanguíneos aumentou em média 40%.

Depois de seis meses, esses benefícios permaneceram. Os pesquisadores agora pretendem realizar testes em grupos maiores de pacientes e acreditam que um tratamento pode ser desenvolvido daqui a dois a três anos.