Notícias


Pressão 12×8 agora é considerada um alerta para hipertensão.

22/09/2025

A forma de classificar a pressão arterial mudou no Brasil. A nova Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial 2025, elaborada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) e pela Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), agora considera pré-hipertensão.

A pressão 12 por 8. Antes, esses valores eram vistos com certa normalidade. Agora, no entanto, passam a ser sinal de alerta para a doença da pressão alta. A intenção da mudança é estimular a prevenção precoce.

A orientação é que o médico recomende mudanças no estilo de vida do paciente que apresenta a pressão nesse nível e, dependendo do histórico médico e familiar, pode até iniciar o uso de medicamentos. A mudança na forma de avaliar a pressão arterial do brasileiro segue uma tendência internacional.

No ano passado, o Congresso Europeu de Cardiologia informou que pressão 12 por 8 passaria a ser classificada como “pressão arterial elevada”. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão, quase um terço dos brasileiros tem pressão alta, doença que é uma das principais causas de infarto e AVC.