Notícias

Projeto Unidades Demonstrativas de Café para o Cerrado Mineiro apresenta resultados da terceira colheita de safra

17/09/2021 às 07:57 | Autor: Redação

O projeto Unidades Demonstrativas de Cultivares de Café, parceria entre a Fundação do Desenvolvimento do Cerrado Mineiro (Fundaccer) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), chegou à terceira colheita de safra em 2021.

Os resultados desta etapa serão apresentados no 6º Encontro de Inovação e Tecnologia para a Cafeicultura do Cerrado Mineiro, no dia 25 de novembro. O trabalho conta experimentos implantados no ano de 2016 em 25 propriedades comerciais, de 12 municípios do Cerrado Mineiro, além de uma unidade no Campo Experimental da Epamig em Patrocínio.

O objetivo é avaliar o desempenho de variedades de café desenvolvidas pelo Programa de Melhoramento Genético da Empresa e, após a colheita de dois biênios (2019/2020 e 2021/2022), disponibilizar os dados coletados.

O pesquisador da Epamig Gladyston Carvalho explica que a ideia é oferecer ao cafeicultor a recomendação de cultivares que apresentem produtividade aliada a outra característica de interesse, como qualidade, resistência, adaptação à colheita mecanizada, dentre outras, contemplando as diferentes condições de clima, solo e disponibilidade hídrica das macrorregiões do Cerrado Mineiro.

Compartilhe com seus amigos