Notícias

fOTO: pixabay

Quase 7,5 milhões de brasileiros fazem teletrabalho; salário médio passa de R$ 6,4 mil.

27/10/2023 às 09:09 | Autor: Redação

Cerca de 7 milhões e 400 mil brasileiros fazem o chamado teletrabalho. Ou seja, trabalham, mesmo que um dia ou outro da semana, de casa ou algum outro lugar alternativo. A pesquisa foi feita pelo IBGE, com base em dados do fim de 2022.

Apesar de a modalidade ter crescido bastante, principalmente no primeiro ano da pandemia de covid-19, o número de brasileiros em teletrabalho representa menos de oito por cento do total de trabalhadores do país. Outro dado que chama a atenção é o perfil de quem pode trabalhar de casa.

Praticamente sete, de cada 10 pessoas que fazem teletrabalho, têm nível superior. Entre eles: engenheiros, advogados, economistas e diversos profissionais da área de tecnologia da informação. Boa parte dessas pessoas, aliás, atua em cargos de gerência ou direção. Por outro lado, pessoas que não terminaram o ensino fundamental respondem por apenas 0,6 % de quem faz teletrabalho.

No caso de quem não concluiu o ensino médio, o índice é de somente 1,3%. Quanto ao salário, quem fazia teletrabalho ganhava em média quase 6.500 reais, mais que o dobro de quem não fazia.

Os responsáveis pelo estudo, porém, explicam que o que faz a pessoa ter um salário menor ou maior não é o teletrabalho. Mas que essa diferença acontece porque, normalmente, pessoas que podem trabalhar de maneira remota normalmente são aquelas com mais escolaridade e que exercem funções mais valorizadas pelo mercado.

Compartilhe com seus amigos