Notícias

Foto: Divulgação

Radares móveis devem ser desativados até segunda-feira em estradas federais

16/08/2019 às 08:30 | Autor: Redação

Presidente Jair Bolsonaro determinou, na quinta-feira, a suspensão do uso de radares nas estradas federais. A medida vale para equipamentos estáticos, móveis e portáteis e ficará em vigor até que o Ministério da Infraestrutura reavalie a regulamentação das ações para fiscalização de velocidade nas estradas.

Bolsonaro afirmou que a partir de segunda-feira, dia 19, não haverá radares móveis em operação até que o Contran decida a questão. Os radares fixos continuam em funcionamento e não devem sofrer alteração nos contratos em vigência.

O presidente também determinou que o Ministério da Justiça e Segurança Pública revise normas internas sobre a atividade de fiscalização eletrônica de velocidade em estradas pela Polícia Rodoviária Federal.

Em declarações recentes, Bolsonaro manifestou intenção de acabar com os radares móveis, que segundo ele, “funcionam como um caça-níqueis, uma pegadinha” aos motoristas.

Pra entender melhor sobre o que deixa de funcionar, o radar estático registra as imagens em um veículo ou suporte na estrada; o móvel faz a medição de um veículo ao longo da via e o portátil é direcionado manualmente aos veículos.

Compartilhe com seus amigos