Notícias
Rayan e Endrick são os mais jovens da Seleção em uma Copa do Mundo desde Ronaldo em 1994
Aos 19 anos, atacantes são os mais jovens convocados para um Mundial desde Ronaldo Fenômeno em 1994.
Apesar de focar na experiência para a Copa do Mundo de 2026, o técnico Carlo Ancelotti abriu espaço para o futuro. Os atacantes Rayan (Bournemouth) e Endrick (Lyon), ambos com 19 anos, são os jogadores mais jovens a defender o Brasil em um Mundial desde Ronaldo, em 1994. Além disso, esta é a primeira vez desde 1966 que a Seleção leva dois atletas com menos de 20 anos para o torneio.
A ascensão meteórica de Rayan
O mais jovem da lista de 26 convocados é Rayan, nascido apenas 13 dias depois de Endrick. Cria do Vasco e atualmente na Premier League, o atacante carimbou sua vaga após jogar apenas 15 minutos pelo Brasil, no amistoso de março contra a Croácia.
Em entrevista ao Seleção Sportv, o jovem agradeceu ao clube carioca e ao técnico Fernando Diniz por seu crescimento:
“Com 19 anos jogar uma Copa do Mundo não é fácil, é para poucos, então estou muito feliz”, celebrou Rayan, lembrando que enfrenta Endrick na base desde os 11 anos de idade.
Mudança de rota e experiência de Endrick
Endrick possui um pouco mais de bagagem com a Amarelinha. Estreou em 2023 e já soma 15 partidas e três gols. Para garantir sua vaga no Mundial, o atacante precisou recalcular a rota: deixou o Real Madrid em janeiro deste ano para buscar mais minutos no Lyon. A estratégia funcionou, e o camisa 9 se destacou na França com 8 gols em 21 jogos.
Repetindo a história de 1966
A presença de dois atletas sub-20 na Seleção quebra um tabu que durava desde a Copa da Inglaterra, em 1966. Na ocasião, o técnico Vicente Feola convocou Edu (16 anos) e Tostão (19 anos). Embora o Brasil não tenha vencido aquele torneio, a dupla foi fundamental para a conquista do tricampeonato quatro anos depois, no México.
