Notícias

Foto: Marcello Casal Jr

Receita Federal amplia o acesso à declaração preenchida do imposto de renda.

16/03/2022 às 08:56 | Autor: Redaçao

Receita Federal amplia o acesso à declaração preenchida do imposto de renda. Disponível desde 2014, o modelo só podia ser utilizado por quem tinha certificado digital.

A partir de agora, o recurso também está disponível aos contribuintes que possuem conta gov.br, nos níveis ouro e prata. Neste modelo de declaração, quase todas as informações são preenchidas de forma automática.

Os dados são obtidos do imposto de renda retido na fonte de empresas pagadoras, de empresas do ramo de imóveis e de prestadores de serviços de saúde.

Também são acessadas informações da declaração do ano anterior, mas é importante o contribuinte conferir se tudo está certo e corrigir, se for necessário.

A declaração preenchida está disponível, de forma online, no portal e-Cac; pelo computador, com o programa da Declaração do Imposto de Renda 2022; e pelo aplicativo Meu Imposto de Renda, em dispositivos móveis.

Já a conta gov.br é gratuita e pode ser aberta por qualquer cidadão. Ela serve para comprovar em meios digitais a pessoa que utiliza um sistema ou serviço.

Compartilhe com seus amigos