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Resultados do Proeb 2021 mostram que perda de aprendizagem em Minas foi menor que a estimada

19/04/2022 às 10:16 | Autor: Redaçao

A suspensão das atividades escolares presenciais e a necessidade da migração para o ensino remoto durante praticamente dois anos de pandemia da covid-19 alterou a rotina dos estudantes e o processo educacional, o que, consequentemente, trouxe impactos na aprendizagem desse público.

Mas o cenário, apesar dos grandes desafios, mostrou-se mais favorável em Minas Gerais. A boa notícia se deu a partir de ações adotadas em conjunto pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), por meio das quais foi possível reduzir as perdas de aprendizagem em níveis inferiores ao estimado por pesquisadores.

É o que mostra os resultados do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb) 2021, realizado entre os meses de novembro e dezembro do ano passado e divulgados neste mês de abril pela SEE/MG.  O Proeb, que compõe o Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave), é uma avaliação elaborada e aplicada por equipe externa ao Estado, com o objetivo de verificar o nível de aprendizagem dos estudantes ao final de cada etapa de ensino. Alunos matriculados no 5º e 9º anos do ensino fundamental e no 3º ano do ensino médio das redes estadual e municipais são avaliados por testes de língua portuguesa e matemática.

Os resultados são importantes para subsidiar as equipes pedagógicas dos sistemas de ensino com informações para a implementação de ações e projetos com mais assertividade.

Dados

Na avaliação realizada em 2021, foi observada uma redução no desempenho apresentado pelos alunos, se comparado com 2019. Contudo, a perda de aprendizagem foi menor do que a prevista por pesquisas divulgadas anteriormente.

O estudo realizado pelo Insper e Instituto Unibanco, publicado em junho de 2021, apontou uma estimativa de perda de aprendizagem dos estudantes concluintes do ensino médio em 2021 em 20 pontos em matemática e 16 pontos em português, tomando como referência a escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). No entanto, Minas Gerais registrou perdas de aprendizado inferiores às previstas pela pesquisa.

De acordo com os resultados do Proeb, em matemática a perda foi de 9,8 pontos e, em português, foi de 4,5 pontos, o que significa que a redução de proficiência dos estudantes do ensino médio estadual foi menos que a metade daquela estimada, tanto em português quanto em matemática. Além disso, de forma geral, a redução na proficiência não alterou os padrões de desempenho dos estudantes, ou seja, em todas as etapas e disciplinas avaliadas, a maioria das escolas se mantiveram no mesmo padrão (baixo, intermediário, adequado ou avançado).

Análise

Ao comparar com resultados obtidos nas avaliações realizadas do estado de São Paulo – Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) – divulgados em março de 2022, por exemplo, observa-se que as perdas de aprendizagem percebidas em Minas Gerais foram inferiores em todas as séries e componentes avaliados. Em São Paulo, observamos perdas variando entre 8 e 21 pontos. Já em Minas, foram entre 4 e 11 pontos. A redução na proficiência entre 2019 e 2021 em São Paulo no ensino médio foi de 11,4 pontos em português e 12,4 pontos em matemática, ao passo que na rede pública mineira foram de 4,5 e 9,8 respectivamente.

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