Notícias

- Foto: Walterson Rosa-MS

Saúde anuncia regulamentação do atendimento médico à distância para regiões de difícil acesso

03/06/2022 às 09:21 | Autor: Redação

Atendimento médico à distância passa a ser prática comum em algumas regiões do país, independente do período da pandemia. Portaria do Ministério da Saúde vai regulamentar o programa Telessaúde Brasil destinado a municípios localizados em áreas remotas, rurais e indígenas.

Nesses locais, os pacientes poderão receber atendimento médico especializado, realizar consultas, ter suporte assistencial, diagnósticos e acompanhamento profissional durante tratamento ou após cirurgias.

As normativas serão publicadas nos próximos dias e definirão critérios e parâmetros para o atendimento por meio da tecnologia da informação. As medidas seguirão diretrizes de organismos de saúde como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ou a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Segundo o ministro Marcelo Queiroga, a atenção primária é o principal nicho para uso do Telessaúde, com aproximação da atenção especializada com a facilitação e ampliação do atendimento, principalmente em áreas que exigem grandes deslocamentos ou com dificuldade de acesso.

 

Compartilhe com seus amigos