Notícias


Sem comprovação científica, ozonioterapia só poderá ser usada como tratamento adicional.

08/08/2023

Tratamento com ozonioterapia é liberado no Brasil. A medida foi sancionada pelo presidente Lula e publicada no Diário Oficial da União. A terapia toma como base a aplicação de ozônio medicinal, misturado com oxigênio, e será permitida como tratamento complementar, quer dizer, adicional, e deverá ser aplicada somente por profissionais de saúde com curso superior.

Essa aplicação pode ser feita no local, subcutânea, intramuscular, venosa ou retal. Quem defende a ozonioterapia diz que o tratamento age contra bactérias e fungos que não possuem sistemas e proteção contra a atividade oxidativa do ozônio. Para alguns especialistas, o tratamento até pode ter efeitos anti-infecciosos, anti-inflamatórios e analgésicos. Mas a terapia divide opiniões.

O Conselho Federal de Medicina, por exemplo, defende que a prática não tem reconhecimento científico para tratar doenças. A Anvisa só indica a utilização de ozonioterapia para procedimentos odontológicos e estéticos. Isso porque, de acordo com a agência, ainda não há estudos que comprovem a segurança e eficácia da medida.