Notícias
TCU alerta para risco de falta de insulina no SUS.
Uma auditoria do Tribunal de Contas da União alertou para o risco de falta de insulina de ação rápida no Sistema Único de Saúde, o SUS. O medicamento é usado no tratamento do diabetes, doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo.
A insulina é medicamento fundamental no tratamento de diabetes e oferecido à população pelo SUS, mas, de acordo com o TCU, pode não estar disponível nos postos a partir de maio por 3 principais razões: o estoque está baixo, as licitações estar travadas e não há possibilidade de garantir o fornecimento da substância por meio dos contratos vigentes.
Em nota sobre o assunto em resposta a questionamentos feitos pela imprensa, o Ministério da Saúde garantiu que “atualmente, a rede do SUS está abastecida com as insulinas de aquisição do Ministério da Saúde para tratamento de diabetes” e que “a atual gestão da pasta está empenhada em fortalecer e aperfeiçoar os processos, assegurando o acesso a medicamentos pela população brasileira”, mas não se pronunciou sobre o risco de desabastecimento a partir do mês que vem.
Vale lembrar que a diabetes é uma doença série e pode levar a complicações graves de saúde e até mesmo à morte, se não for devidamente tratada.
