Notícias

Divulgação

Tosse, febre e perda do olfato ou paladar já não são os principais sinais da covid-19

05/04/2022 às 09:53 | Autor: Redaçao

Com a chegada de novas variantes do coronavírus, novos sintomas passam a determinar o surgimento da doença. Os sinais clássicos: tosse, febre e perda do olfato já não são os principais indícios da infecção.

O Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido listou nove sintomas associados às mutações da covid-19 em adultos. A lista agora inclui fadiga, falta de ar, dores de cabeça ou no corpo, dor de garganta, nariz entupido ou escorrendo, perda de apetite, diarreia, náusea ou vômito.

Segundo a infectologista Carla Kobayashi, do Hospital Sírio-Libanês, os três sintomas que antes apontavam para o diagnóstico da covid: tosse, febre e perda do olfato já não são tão frequentes nos quadros positivos.

A variante ômicron mudou também os sinais, que agora, predominam com dores fortes. São esses os principais sinais apontados pelo estudo inglês, associados a coriza e espirros.

Relatos científicos explicam que a mutação do vírus tem afinidade com o chamado “tropismo viral”, que afeta mais as vias aéreas respiratórias superiores. No Brasil, quase a totalidade dos casos confirmados em fevereiro correspondiam à variante ômicron, segundo análise da Fiocruz.

A oficialização dos novos sintomas favorece a liberação de testes para detecção da covid-19 no atendimento aos pacientes que chegam aos serviços de saúde com algum desses sinais.

 

 

Compartilhe com seus amigos