Notícias

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Trabalhadores nascidos em abril e maio poderão fazer o saque de até mil reais de contas ativas e inativas no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, o FGTS, a partir dessa semana.

10/05/2022 às 10:23 | Autor: Redaçao

Em geral, o dinheiro das contas do fundo só pode ser sacado em situações específicas, como na demissão sem justa causa, aposentadoria ou compra da casa própria.

Mas, para injetar recursos na economia em meio à inflação que tira poder de compra dos brasileiros, o governo liberou saque extraordinário neste ano de 2022.

Os valores começaram a ser liberados no dia 20 de abril, para nascidos em janeiro; no dia 30 de abril, os aniversariantes de fevereiro tiveram autorização para saque e, na semana passada, 4 de maio, o acesso ao dinheiro foi liberado para trabalhadores nascidos em março.

Agora, chegou a vez de mais dois grupos. Na quarta-feira, 11 de maio, o saque fica liberado para cerca de 3,7 milhões de trabalhadores nascidos em abril. E os valores de 3,8 milhões que nasceram em maio serão liberados no sábado, dia 14.

De acordo com a Caixa, ao todo 42 milhões de trabalhadores têm direito ao benefício, com potencial para injetar R$ 30 bilhões na economia. O cronograma de liberação, escalonado pelo mês de nascimento do trabalhador, vai até 15 de junho.

Não é necessário fazer nenhum pedido. Depois de liberado, o dinheiro vai ficar automaticamente disponível para saque até 15 de dezembro. Valores não resgatados serão devolvidos para a conta do trabalhador.

Compartilhe com seus amigos