Notícias

UFU está entre as melhores instituições de Ensino Superior do mundo

26/04/2021 às 14:21 | Autor: Redação

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) está entre as melhores instituições de Ensino Superior do mundo. Este é o indicativo apontado pelo The Times Higher Education Impact Rankings, divulgado na última quarta-feira, 21 de abril.

Dentre as 1.115 universidades ranqueadas nesta edição de 2021, a UFU está classificada entre as 301-400 melhores do mundo. O THE Impact Rankings é único indicador de desempenho global que avalia as universidades em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas (ONU), o que inclui universidades que desempenham papel importante para as comunidades nas quais se inserem.

O ranking utiliza um conjunto de indicadores que permite traçar comparações equilibradas entre as áreas de ensino, pesquisa, extensão e administração. Ao todo, o THE Impact Rankings abrange 17 ODS que incluem temas como desigualdade, pobreza, paz, justiça, degradação ambiental, dentre outros.

Cada um dos ODS tem sua métrica de avaliação e a universidade fornece informações e evidências sobre ações referentes a, pelo menos, três ODS, além do ODS 17 – item obrigatório para classificação geral no ranking. “Em sua participação de estreia, a UFU foi classificada em todos os 17 ODS. No ranqueamento geral foram considerados os ODS com melhor pontuação da universidade, a saber: ODS 2 – Fome Zero; ODS 3 – Bem-Estar; ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico; e o ODS 17 – Parceria para os Objetivos”, explica o presidente da Comissão para Acompanhamento de Lançamento de Dados Institucionais da UFU em Rankings Universitários e diretor de Relações Institucionais e Interinstitucionais da UFU, Waldenor Barros Moraes Filho.

Ainda de acordo com Moraes Filho, dentre todos os objetivos, o ODS 2, relacionado ao combate à fome, foi o destaque na pontuação da UFU, que ocupou o 57º lugar dentre as 442 instituições ao redor do mundo ranqueadas neste objetivo.

 

Compartilhe com seus amigos