Notícias

Foto: Marcello Casal Jr

Últimas horas para declarar o IR 2022; 1º lote de restituição é pago hoje

31/05/2022 às 09:16 | Autor: Redaçao

Últimas horas para declarar o Imposto de Renda de 2022. O prazo para entregar o documento termina no último minuto desta terça-feira, dia 31 de maio. Segundo balanço divulgado pela Receita Federal, até às 11 horas da manhã desta segunda-feira, os sistemas do órgão tinham registrado a entrega de quase 31 milhões de documentos. Neste ano, o Fisco espera receber, ao todo, 34 milhões e 100 mil declarações.

Significa que mais de 3 milhões de pessoas ainda precisam enviar o documento. Se isso não acontecer, ficarão sujeitos a multa de, no mínimo, 165 reais e 74 centavos. Mas a penalidade pode ser ainda maior e chegar a até 20% do imposto devido. Para evitar a multa, se você está obrigado a entregar a declaração, a orientação é entregar o documento, mesmo que incompleto e retificar depois.

E vale lembrar que, no mesmo dia em que o prazo termina, a Receita deposita o primeiro lote de restituição. Ao todo, 3.383.969 contribuintes que tem prioridade legal, como idosos e portadores de deficiência física ou mental ou de doença grave, serão contemplados.

O valor total do crédito é de R$ 6,3 bilhões. O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na declaração.

Compartilhe com seus amigos