Notícias

Foto: Pixabay

Uma em cada quatro crianças tem depressão ou ansiedade.

02/05/2022 às 14:37 | Autor: Redaçao

Os dados são da pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), que avaliou SETE MIL crianças e adolescentes em 2020. São números preocupantes em relação a saúde mental na infância, principalmente porque o volume de casos de transtornos aumentou durante a pandemia de covid-19.

De acordo com o psiquiatra Guilherme Polanczyk, coordenador da pesquisa, a pandemia é uma situação de estresse que pode levar ao desenvolvimento ou agravar esses transtornos.

Os primeiros sinais aparecem com diferenças no comportamento habitual da criança, que podem se manifestar com crises de choro, medo de dormir e alterações no relacionamento social.

Por exemplo, uma criança extrovertida se torna mais retraída, ou ao contrário. Os especialistas orientam os pais a observar o comportamento dos filhos, já que eles não saberão dizer que estão tristes ou deprimidos.  A manifestação do problema surgirá com as mudanças no que antes eram formas comuns de se relacionar.

E os responsáveis devem buscar ajuda profissional para identificar possíveis causas e encontrar a melhor forma de tratamento.

Compartilhe com seus amigos