Notícias
Vacina contra herpes-zóster pode entrar no SUS; consulta pública sobre o tema está aberta.
O Ministério da Saúde abriu uma consulta pública para avaliar a inclusão da vacina contra o herpes-zóster no Programa Nacional de Imunizações. A proposta é oferecer o imunizante para idosos a partir de 80 anos e pessoas com baixa imunidade acima dos 18 anos. A vacina analisada mostrou eficácia acima de 80%.
O custo, no entanto, é elevado, e esse é o principal entrave para a inclusão do imunizante no sistema público. Estima-se um investimento de R$ 5,2 bilhões em cinco anos. A consulta pública vai até 6 de outubro, na plataforma Participa + Brasil e qualquer pessoa pode enviar sugestões ou comentários, preenchendo um formulário online. As contribuições enviadas serão analisadas pela comissão técnica, que decidirá sobre a incorporação ou não da vacina na rede pública de saúde.
O herpes-zóster é causado pela reativação do vírus da catapora e costuma ser mais frequente em idosos e pessoas imunossuprimidas. Entre 2008 e 2024, o SUS registrou mais de 85 mil atendimentos e 30 mil internações pela doença, que pode causar dores fortes e complicações ainda mais sérias. Para se ter ima ideia, entre 2007 e 2023, 1.567 mortes foram associadas ao herpes-zóster.
