Notícias

Foto/ pixabay

Vacina do Butantan contra dengue tem eficáfia geral de 79,6% e poderá estar disponível em breve no País.

02/02/2024 às 09:26 | Autor: Redação

Uma nova vacina contra a dengue poderá estar disponível em breve no País. O Instituto Butantan publicou numa das mais prestigiosas revistas científicas do mundo os primeiros resultados do ensaio clínico de fase 3 da vacina que está desenvolvendo contra a doença. O imunizante é feito com os quatro vírus atenuados e, assim, como o imunizante Qdenga, de fabricação japonesa e incluída no Programa Nacional de Vacinação, pode ser usado tanto quem já teve dengue como naqueles que nunca tiveram.

Diferente da vacina japonesa, no entanto, a do Butantan é aplicada em dose única. De acordo com os resultados publicados, vacina em desenvolvimento evitou a doença em 79,6% dos vacinados ao longo de um período de dois anos. A análise de eficácia do imunizante contou com 16.235 voluntários de todo o Brasil, com idades de 2 a 59 anos, em 16 centros de pesquisa.

A proteção foi observada em todas as faixas etárias, sendo 90% em adultos de 18 a 59 anos, 77,8% dos 7 aos 17 e 80,1% nas crianças de 2 a 6 anos. Em pessoas que já apresentavam anticorpos para a dengue antes do estudo, a proteção foi de 89,2%; naqueles que nunca tiveram contato com o vírus, a eficácia foi de 73,6%.

Em relação à segurança, a maioria das reações adversas, segundo o Butantan, foi classificada como leve a moderada, sendo as mais comuns dor e vermelhidão no local da injeção, dor de cabeça e fadiga. Eventos adversos sérios relacionados à vacina foram registrados em menos de 0,1% dos vacinados, e todos se recuperaram totalmente. Os resultados foram considerados muito animadores e, na avaliação do Instituto, fortalece a possibilidade de aprovação da vacina pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa). O Butantan deve pedir o registro de nova vacina contra a dengue até julho.

Compartilhe com seus amigos