Notícias
Vídeo do influenciador Felca provoca aumento nas denúncias de pedofilia.
Aumentam as denúncias de pedofilia na internet. Em São Paulo, a secretaria Estadual de Segurança Pública costumava registrar perto de 15 ligações por mês no serviço telefônico Disque 100, que recebe queixas de violação de direitos humanos. Agora em agosto, em um único dia, foram realizadas 50 denúncias, principalmente na semana entre 18 e 22. O serviço ganhou destaque com a repercussão do vídeo do influenciador Felca que abordou casos de adultização de crianças e jovens nas redes sociais.
Com a publicação, os parlamentares começaram a discutir leis sobre o tema para regulamentar conteúdos envolvendo menores na internet e endurecer as penas para os casos de exploração. O Disque 100 é um canal de denúncia do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania.
Os relatos são repassados aos órgãos responsáveis e de proteção dos respectivos estados e o serviço funciona 24 horas. O canal recebe denúncias não só ligadas a crianças e adolescentes, mas a idosos, pessoas com deficiência, em restrição de liberdade, população LGBTQIA+, em situação de rua, além de casos de discriminação ética ou racial, por exemplo.