Notícias

Imagem de Myriams-Fotos por Pixabay

Agrotóxico nocivo às abelhas passa a ter uso restrito no Brasil.

26/02/2024 às 08:43 | Autor: Redação

Substância usada como agrotóxico recebe restrição do Ibama em defesa das abelhas. É o Tiametoxam, um inseticida à base de nicotina que atinge as células do sistema nervoso central dos insetos, faz com que eles fiquem desorientados e morram na sequência. A partir de agora os agricultores estão proibidos de usar o químico por meio de pulverizações.

Mas a aplicação direta no solo e no tratamento das sementes continuam permitidas. A União Europeia retirou o Tiametoxam da lista de substâncias aprovadas para uso agrícola em maio de 2022. Porém, nos Estados Unidos o registro deste agrotóxico ainda passa por uma revisão. Segundo o Ibama, os produtos com a substância adquiridos até a data de publicação do comunicado podem ser utilizados, seguindo especificações do rótulo e da bula.

Mas, num prazo de seis meses, os fabricantes terão se adaptar às novas normas e deixar claro os riscos do produto para os insetos polinizadores. A embalagem deverá informar que a substância é tóxica para as abelhas e que a aplicação aérea não é permitida.  Além disso, o agricultor não vai poder aplicar o produto em época de floração, nem imediatamente antes do florescimento ou quando houver visitação de abelhas na cultura.

Compartilhe com seus amigos