Notícias

pixabay

Brasil registra alta nos diagnósticos de hanseníase, doença popularmente conhecida como lepra.

12/01/2024 às 09:25 | Autor: Redação

Brasil registra alta nos diagnósticos de hanseníase. Entre janeiro e novembro do ano passado, foram diagnosticados ao menos 19.129 novos casos da doença. Os dados, que são do Painel de Monitoramento de Indicadores da Hanseníase, são preliminares, mas já apontam alta de pelo menos 5% em relação ao que foi registrado no mesmo período de 2022. O estado que lidera em número de novos casos é o de Mato Grosso.

No período analisado, entre janeiro e novembro de 2023, foram 3.927 pessoas foram diagnosticadas com a doença, quase 1.700 a mais do que os 2.229 diagnósticos registrados entre janeiro e novembro de 2022. Depois do Mato Grosso, como estados com as maiores taxas de detecção de hanseníase, aparecem Maranhão, Pernambuco, Bahia e Pará. A hanseníase é uma das doenças mais antigas do mundo e é provocada por uma bactéria. Popularmente chamada de lepra, ela tem tratamento e cura, mas pode deixar sequelas irreversíveis quando demora para ser diagnosticada, como deformações e perda de sensibilidade. O SUS oferece tratamento para a doença.

Assim que começa a tomar os remédios, o paciente já deixa de transmitir a bactéria e não precisa ficar isolado.A hanseníase passa de uma pessoa para a outra por gotículas da saliva ou secreções do nariz. Embora os sintomas se manifestem principalmente na pele, tocar nas lesões não transmite a doença. Alguns dos sinais são manchas brancas ou avermelhadas pelo corpo, sensação de dormência e perda de sensibilidade.

Compartilhe com seus amigos