Notícias

FOTO: Pexels

Fazer atividades de lazer promove proteção contra o Alzheimer

17/08/2022 às 10:33 | Autor: Redação

De causas desconhecidas, o Alzheimer destrói a memória e outras funções mentais importantes.

 A doença não tem cura, mas estudos indicam que alguns hábitos de vida podem diminuir o risco dela se desenvolver. E um dos fatores de proteção contra o Alzheimer é ter atividades de lazer, de acordo com uma pesquisa publicada na revista Neurology, da Academia Norte-Americana de Neurologia. 

Durante três anos ou mais, os cientistas da Universidade de Pequim, na China, acompanharam o desempenho cognitivo de um grande número de pessoas que não tinham nenhum tipo de demência no início do estudo. Eles verificaram que os participantes que faziam alguma atividade que lhes dava prazer apresentaram um risco 17% menor de desenvolver Alzheimer.

Foram consideradas atividades físicas, mentais e sociais, como ler livros, escrever, fazer artesanato, praticar esportes, dançar, tocar música, trabalhar com voluntariado, entre outras. Em relação ao tipo de lazer, o engajamento em atividades metais afastou o risco de demência em 23%. Já entre os que escolheram atividades físicas, a redução foi de 17%, e nas sociais, de 7%.

Compartilhe com seus amigos