Notícias

Câncer de próstata afeta um em cada sete homens de forma silenciosa

25/11/2020 às 09:16 | Autor: Redação

Por causa do isolamento social, muitos homens deixaram de realizar os exames preventivos que contribuem para o diagnóstico precoce do câncer de próstata. A descoberta do tumor na fase inicial impacta diretamente na chance de cura, por isso é fundamental realizar o check-up.

A campanha Novembro Azul deste ano acende um alerta para que a população masculina mantenha os cuidados com a saúde e a prevenção da doença, mesmo durante a pandemia de Covid-19. O médico Carlo Passerotti, urologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz explica que o câncer de próstata geralmente só provoca sintomas em fase avançada. Mas com os exames é possível avaliar o risco de o paciente desenvolver o tumor.

Dados da Sociedade Brasileira de Urologia apontam que 20 por cento dos tumores da próstata são diagnosticados tardiamente e 25 por cento dos pacientes morrem em decorrência da doença. De acordo com o médico, o câncer de próstata afeta um em cada sete homens e quando descoberto no estágio inicial, a chance de cura pode ser superior a 90 por cento.

Confira o áudio da entrevista:

 

Compartilhe com seus amigos